terça-feira, 14 de julho de 2015

Cnidários


O que são?

*A vespa - do - mar é uma água-viva, um animal marinho do filo dos cnidários, que também inclui as actínias, os corais e as hidras.

Forma:

*O corpo de alguns cnidários, como a actínia, ou anêmona - do - mar, os corais e a hidra, é cilíndrico, com uma abertura, que corresponde à boca, na parte superior. São geralmente fixos ou então se movimentam pouco. Cnidários com essa forma corporal são chamados de pólipos.
   Outros como a água – viva, são móveis e têm o corpo em forma de sino, com a abertura correspondente à boca localizada na parte inferior.    Cnidários são chamados de medusas.
   Certos cnidários, apesar de parecerem à primeira vista um único indivíduo, são uma reunião de diversos indivíduos, cada um com uma função, formando uma colônia.

Alimentação:

*O corpo dos cnidários é recoberto por um tecido denominado epiderme. Nele existem células especializadas chamadas cnidócitos o cnidoblastos, que estão mais concentradas nos tentáculos. Dentro dos cnidócitos há uma cápsula, o nematocisto. Ele contém uma espécie de fio enrolado com uma ponta que funciona como um arpão.
   Quando o cnidócito é tocado, a cápsula imediatamente se abre, o fio se desenrola, sua ponta penetra na pele da presa e injeta nele uma toxina. A toxina é capaz de paralisar e matar pequenos animais, como peixes, cistáceos e vermes, que servem de alimento aos cnidários. 

Fonte:http://ajuda-materias.weebly.com/ciecircncias.html
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário