segunda-feira, 13 de julho de 2015

Poríferos









*Quando se fala em esponjas, você pode pensar logo nas esponjas de plásticos, usadas na limpeza doméstica. Mas aqui nos referimos às esponjas vivas.
   O corpo desses animais é cheio de poros (aberturas); vem daí o nome do filo, porífero, que quer dizer “portador de poros”. Ele é um pouco diferente do corpo dos outros animais: não há órgãos nem tecidos típicos, por exemplo. As esponjas são também os únicos animais sem células nervosas.


Modo de vida:

*As esponjas são organismos aquáticos sem meios de locomoção. Elas vivem presas às rochas e a outros pontos fixos. Dentro da esponja há células com um fio, o flagelo. Essas células movimentam os flagelos e fazem uma corrente de água penetrar pelos poros do corpo do animal. A água que atravessa os poros passa pela cavidade central do corpo do animal, o átrio, e sai por uma abertura situada a parte de cima, o ósculo.
   As células flageladas capturam esse alimento, que é dirigido dentro delas e distribuído para as outras células. As células flageladas têm uma espécie de colarinho membranoso em forma de funil. Por isso elas são chamadas coanócitos (do grego choane, “funil”, e kytos, “célula”).
   As esponjas são chamadas de animais filtradores, pois o corpo delas parece uma peneira ou filtro: à medida que a água passa por seus poros, as pequenas partículas de alimento são retidas. 
O corpo de algumas esponjas é sustentado por uma rede de fios de proteína. Outras esponjas, porém, possuem pequenos espinhos, as espículas.

Reprodução:

*As esponjas podem se reproduzir de maneira assexuada ou sexuada. 
   A reprodução assexuada, um grupo de células se multiplica e forma pequenos brotos. Esses brotos podem permanecer presos ao corpo da esponja que os produziu ou se soltarem. Quando se soltam, eles originam um individuo isolado. Esse tipo de reprodução é chamado de brotamento.
   Na reprodução sexuada, são produzidos espermatozóides e óvulos. Os espermatozóides são móveis e, depois de serem produzidos por uma esponja, nadam até outro indivíduo da mesma espécie, onde encontram um óvulo, que, ao contrário dos espermatozóides, é imóvel e permanece preso ao corpo do animal. Da fecundação sai uma larva que nada e, depois que se fixa,
transforma-se em esponja adulta.    
       As esponjas possuem grande capacidade de regeneração.

Fonte:
http://ajuda-materias.weebly.com/ciecircncias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário